Criamos dinâmicas de entreajuda e proximidade

Apoiamos famílias em dificuldades com os contributos de outras famílias, seja em alimentos, seja em dinheiro, consoante a preferência do doador, acompanhando-as na tentativa de recuperarem o seu equilíbrio financeiro.

Para satisfazer necessidades básicas das famílias em dificuldade, o projecto assenta:

  • na doação gratuita de bens alimentares por outras famílias
  • no trabalho de voluntários que recolhem os bens, processam e distribuem alimentos
  • nas receitas geradas por quotas, donativos e acções de angariação de fundos
  • em parcerias com agentes locais e outros

A Associação Família Solidária de Oeiras pretende envolver toda a comunidade, criando dinâmicas de entreajuda em vizinhança (famílias solidárias; prédios solidários; bairros solidários), locais de trabalho (colaboradores solidários; empresas solidárias), estabelecimentos (escolas solidárias; lojas solidárias), e outro tipo de comunidades.

Como funciona:

Através de voluntários que desafiam famílias solidárias a comprometerem-se num gesto de solidariedade continuada, contribuindo com alimentos ou donativos no valor-referência de 5 euros/mês.

Uma vez por mês, cada voluntário recebe os contributos das famílias que estão sob a sua alçada e entrega essa recolha no armazém da AFSO.

Aí, os voluntários do armazém fazem a gestão desses alimentos e com eles compõem os cabazes a entregar às famílias beneficiárias.

o nosso modelo
O nosso modelo de funcionamento