Pequenos contributos de muitos fazem a diferença

A Associação Família Solidária de Oeiras surgiu em Outubro de 2012 com o objectivo de criar respostas para as famílias afectadas pela nova pobreza, resultante da crise que se instalou no país.

São famílias que sempre foram independentes, trabalharam, nunca receberam ajudas, mas agora se encontram em situação de fragilidade e não estão abrangidas pelos apoios sociais existentes.

A Associação propõe-se oferecer um apoio simples, mas que possa fazer a diferença para estas famílias enquanto se reestruturam e procuram novos meios de subsistência.

Visão
Família Solidária de Oeiras é um projecto local de solidariedade, que assume a gratuidade, a responsabilidade e a participação comunitária como factores determinantes para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Missão
Desenvolver uma dinâmica comunitária estruturada de apoio a famílias em situação de emergência.

Valores
O projecto Família Solidária de Oeiras inspira-se nos valores universais de solidariedade, fraternidade e cristãos de comunhão e caridade. O projecto Família Solidária de Oeiras assenta no compromisso, gratuidade e dignidade humana.

Princípios

Comunitário – o apoio prestado deve emergir essencialmente da comunidade.

Gratuidade – trabalho voluntário, sem contrapartidas, sem conhecer nem ser conhecido dos beneficiários.

Discrição – o apoio às famílias necessitadas será gerido com a maior discrição e a menor exposição das mesmas.

Limitado – um apoio de emergência, limitado no tempo e limitado nos meios.

Parceria – em rede com projectos afins, em colaboração com outras entidades ou iniciativas convergentes para os mesmos fins.

Complementar – Procurando constituir uma alternativa e alcançar públicos ou áreas menos enquadrados pelos apoios existentes