O projeto Saber+ surge para fazer face à interrupção e/ou desinteresse pelo percurso académico e dificuldades no acesso ao mundo profissional por limitação no que se refere a recursos financeiros, materiais e de orientação/motivação. Foram identificados, através do Diagnóstico Social do Concelho, três importantes eixos a desenvolver: o apoio ao absentismo escolar, às famílias monoparentais e o empoderamento da pessoa.

A génese do projeto fundamenta-se essencialmente na vontade de complementar a resposta de apoio alimentar que a AFSO já disponibiliza, com uma perspetiva de promoção humana e inversão dos ciclos de pobreza, direcionando e estendendo a sua intervenção para a área do conhecimento e do enriquecimento pessoal.

Pretende-se promover oportunidades de melhoria do ponto de vista educacional e de procura de emprego a um grupo de pessoas que se encontra numa posição de difícil acesso ao conhecimento. Para tal, foi necessário a criação de um espaço que disponibilize um conjunto de recursos facilitadores à continuidade do percurso educativo e à inserção no mundo profissional, nomeadamente o acesso a tecnologias de informação e comunicação.

O espaço remodelado da sede da AFSO, terá uma função polivalente em que deverá assegurar e permitir o crescimento do projeto Cabaz+ já existente e proporcionar também o funcionamento das novas valências, acopladas ao projeto Saber+, tais como pontos de acesso à internet e hardware de apoio à conceção e impressão de documentos:

  • Ponto de acesso à internet
  • Espaço de estudo acompanhado
  • Apoio na pesquisa e organização de trabalhos
  • Possibilidade de impressão a preços de custo
  • Empréstimo de dicionários, calculadoras etc.
  • Orientação na procura ativa de emprego
  • Apoio na elaboração de processo de candidatura